quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A crise

A moda aqui em Portugal agora é só falar sobre a crise. Até me impressiono com a quantidade de pessoas que me perguntam como eu fiz para conseguir o emprego de entregadora do jornal..

aqui tem uma matéria de Fernando Avim que estava no Metro de ontem...

"Que fique claro, a crise é uma coisa má. Não há volta a dar-lhe mas - e esta é que é a verdade- aconteceu. A crise é como se fosse um acidente. é claro que sempre alguem ira dizer que podia ter sido evitado, que a culda é da ganancia e do capitalismo, mas aqui entre nós, quando se tem um acidente de viação, a ideia de que se tivéssemos ficado em casa aquilo não nos teria acontecido também nos ocorre E isto leva-me a concluir que, eventualmente, se nao vivêssemos, a crise não existiria. Melhor ainda, se o Mundo não existisse, não haveria crise. Aliás, até um miúdo de 4 anos percebe que a solução para acabar com a crise é precisamente acabar com o mundo. Morremos todos, o Mundo acaba, com ele a crise tambem, fecham-se as cortinas e já está, até um dia destes. Mas não, o Mundo não pode acabar assim e a crise pode não ser assim tao má.
Reparem bem, a crise é faltar a luz. E só isso.E quando falta a luz, apetece falar sobre isso com os vizinhos para perceber se também lhes aconteceu. E aqui entre nós, há uma certa felicidade quando estes nos dizem que sim, que é geral e que está tudo sem luz. E enquando há uns homens que estarão a tentar solucionar o problema (que é o que dizem sempre na EDP - tipo nossa CEE) o melhor é irmos acendendo as velas. Seja para ver alguma coisa ou simpplesmente rezar à Nossa Senhora de Fatima. Daí que esta crise é uma avaria geral que uns homenzinhos estão a arranjar. Isto é, arranjaram um problema e estao a tentar solucioná-lo, embora nós também tenhamos contribuído para ele. Porque se a luz foi abaixo, foi porque quisemos ligar tudo ao mesmo tempo e o quadro não aguentou. Vejam lá se os interruptores laranjas estão todos baixo?! Pois estão. E se os colocarem de novo par cima, o que é que acontece? Não se irão aguentar. E isto porquê? Porque não há energia para isso. O que fazer? Acumulá-la, poupá-la, viver de igual modo, mas com menos ingredientes. E sabem que mais, pode até ser mais romantico viver sem luz... de preferencia com uma eslovaca à nossa espera."

Sem comentários:

Enviar um comentário