sábado, 25 de setembro de 2010

6

Estaria eu em Hogwarts?

Pois as vezes eu acho que sim! Verdade gente, aqui no Porto (não só no Porto mas em todo o país) há uma tradição chamada de praxe (ou praxe academica). Vou escrever o que sei sobre a Praxe segundo informações dos meus amigos aqui de Portugal que a seguem e quem tiver dúvida acesse www.google.com e procure mais sobre essa tradição.. tenho certeza que o google vai saber responder a todas suas dúvidas!

Bom, a praxe existe há muito tempo e é seguida durante a vida universitária por diversos jovens e serve pra integrar os calouros na universidade (é tipo o nosso trote). A diferença da Praxe e do nosso trote é que a praxe é muito mais dura: por exemplo, durante toda a vida acadêmica a pessoa se veste com essa capa doida aí da foto. Eu digo doida porque no verão o sujeito tem que usar ela (e passa o maior calor) e no irnerno só pode usar a camisa e a capa (nada de blusa térmica, segunda pele). Meu colega me contou que foi parar no hospital ano passado porque estava com hipotermia. Quem faz parte da praxe NAO pode usar guarda-chuva (apenas um gorro para se proteger), nao pode usar tenis (apenas sapato), os botoes, cadarço sempre fechados em números ímpares. E quem não cumpre essas regras? Bom, há punições diversas como raspar o cabelo da pessoa. Por isso a praxe é bastante contestada aqui em Portugal. Esse mesmo colega me falou que é proibido namoro entre calouros. Se isso acontece, o cabelo do homem é rapado e as unhas da menina são chicoteadas. Repressão? Acho que não, pois aqui todos têm a opção de entrar ou não no sistema de Praxe, é questão de opção. Meu colega (vou continuar falando colega porque eu esqueci o nome dele!) me disse que apesar de tudo isso ele aprender muitas coisas com a praxe, como solidariedade, companheirismo, disciplina e etc (seria então quase um quartel, não?!).
Outro dia nessa semana, eu estava voltando para casa as 11 da noite (veja bem, 11 da noite) e quando passei na frente da faculdade de medicina dentária vi centenas de pessoas vestindo capa preta, segurando velas e outras 50 se arrastando, engatinhando no chão. Fiquei apavorada, primeira coisa que pensei era que estavam fazendo um culto a Satã. Depois percebi que quem estava engatinhando eram os calouros e os outros eram apenas os "Harry Potters".

Ah sim, outra coisa que esqueci de falar.. os Harry Potters não podem lavar as roupas durante a faculdade inteira (legal hein?!). Isso que durante os trotes eles levam farinha, durante o verão eles quase nao devem suar tambem. Meu colega me disse que houve uma época que a primeira coisa que ele perguntava quando chegava na sala de aula era se estava fedendo muito...
A praxe ocorre nas duas primeiras semanas de aula todos os dias e depois uma vez por semana (dependendo do curso com mais ou menos frequencia). Ainda não sei bem o que se faz além de humilhar os calouros e reunir os amigos, mas sei que há um livro com todos os costumes e tradições. Sei dizer também que já houveram mortes por causa dessa praxe, por pessoas quererem abandonar a vida de "feiticeiro" e os outros não permitirem..
Aqui tenho uma foto que peguei da camila porque ainda não tirei nenhuma do pessoal que segue a tradição..na verdade eu até tenho medo, vai que me joguem um feitiço e eu vire a hermione

2 comentários:

  1. hahahaa Liza adorei saber informaçoes sobre isso!! :) to acompanhando mt teu blog.. e pode roubar a foto.. tenho outra onde aparece mais ou menos os calouros ajoelhados.. se quiser me avisa :) heheheheh.. te mando dai!
    beijoooooooo

    ResponderEliminar
  2. AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
    EU QUEROOOOOOO IR AI T.T HOGWARTS!!!!
    HAHAHA
    *-*
    NOSSA, MUITO LEGAL, INVEJA INVEJA!!!
    AMO TE! (QUERO UMA CAPA!) HAHAHAHA
    XD SAUDADES, O MY GOD, ME APAIXONEI PELAS CAPAS
    HOGWARTS!!! OBS: SAIU O NOVO TRAILER DE HARRY POTTER ^^
    O WELL, LOVE YOU!

    ResponderEliminar